Uma das sequências fotográficas mais significativas e instigantes por revelar todo o processo do cultivo do café – desde a derrubada da floresta até o momento em que o café é consumido – aparece no texto de F. Ferreira Ramos, La question de la valorisation du café au Brésil, palestra proferida em Anvers em 29 de janeiro de 1907, no Círculo de Estudos Coloniais.


Inicialmente, é apresentada uma contradição interessante com o registro de uma floresta situada no Estado de São Paulo, com árvores muito altas, algumas de troncos largos, e em contraposição, a imagem de uma fazenda de café com a floresta ao longe, como pano de fundo. Fica evidente que, para o plantio do café, vastas extensões de floresta nativa foram devastadas.


Outra fotografia enquadra uma espécie de acampamento em meio a árvores muito altas e na legenda se lê: “Uma floresta a devastar para o estabelecimento de uma plantação de café”. Essa imagem dá uma ideia da quantidade de pessoas necessárias à devastação de uma ampla área florestada e confirma a noção de que esta se realizava a um só tempo, ou seja, trechos expressivos de floresta eram postos abaixo de uma única vez.


A imagem seguinte mostra o resultado final desse processo com o desaparecimento de vastas áreas florestadas da paisagem. O céu se torna amplo e as árvores mais raras e esparsas na paisagem resultante. Outra imagem, talvez um registro em momento anterior à destruição da floresta, mostra um grupo de cerca de dez homens em frente a uma única árvore, de tronco bastante largo, revelando o porte centenário de alguns exemplares arbóreos.


Na sequência, mais uma imagem da devastação de uma floresta para o plantio do café. Nas páginas seguintes, as imagens mostram uma “jovem plantação de café” – a primeira com arvoretas em meio aos resquícios da devastação, a segunda com os pés de café alinhados a perder de vista. Outras duas imagens destacam detalhes do pé de café – uma evidenciando o “desenvolvimento extraordinário de suas raízes”, outra com o pé de café coberto de frutos à época da colheita. Segue então o processo: colheita do café, caminho e charrete para o transporte do produto colhido, recepção do café e canal para o transporte até a “usina de preparo”, plantação de café com o canal condutor para o transporte do produto, preparo do café pelo método de secagem, secagem do café, o café secando nos terreiros, transporte do café seco para a usina de preparo e triagem, interior da usina de triagem, máquinas para o preparo do café, preparo do café pelo método úmido, interior de uma usina para despolpagem dos frutos do café. Todas as fotografias se referem ao processo de produção do café a partir da colheita, com dois métodos principais: o método de secagem e o método úmido.


Depois dessas imagens, aparecem fotografias das fazendas de café, mas que retratam essencialmente as construções em meio à paisagem – como as casas dos colonos e habitações diversas.


Uma das imagens mais impressionantes intitula-se “Trabalhadores empregados na colheita do café em São Paulo”, que registra a quantidade expressiva de crianças, jovens e adultos (entre homens e mulheres) envolvidos no processo da colheita do café em uma fazenda. Ao fundo, vê-se o grupo dos responsáveis pela fazenda. É a nova paisagem social do café, conformada pelos colonos imigrantes.


As próximas imagens referem-se ao transporte do café ao porto: há uma fotografia do rio Tietê no Estado de São Paulo, uma estrada de ferro em uma fazenda, uma passagem difícil na Estrada de Ferro Mogiana, a chegada à Estação da Luz em São Paulo, a estrada de ferro de São Paulo a Santos, uma estação intermediária da estrada de ferro de São Paulo a Santos, a tração por cabo em um trecho dessa estrada de ferro.


As fotografias seguintes mostram o interior de um estabelecimento de café em Santos nos momentos de triagem, pesagem e armazenagem das sacas de café. Finalmente, observa-se o momento do embarque do café no porto de Santos, com os carregadores de café levando aos ombros as pesadas sacas para o interior do navio. A sequência termina com uma imagem do cais de embarque em Santos.

Esse vídeo foi elaborado a partir das imagens contidas na palestra de F. Ferreira Ramos, La question de la valorisation du café au Brésil, proferida em Anvers em 29 de janeiro de 1907, que integra o Acervo Digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e está em Domínio Público. A música de fundo corresponde à composição Patience, de Sergey Cheremisinov, licenciada em Creative Comons (CC) sob a Attribution-NonCommercial 4.0 International License e está disponível no site https://freemusicarchive.org/music/Sergey_Cheremisinov/movement-1/patience. Acesso em 22.07.2022.